exchange
exchange copied to clipboard
Use Redis + Socket.io instead of Pusher
Opa! bacana o projeto em, vi ali seu backlog e na parte do frontend rola muito mais usar redis + socket.io em vez de pusher, pois a pessoa terá total controle da quantidade de notificações (sem limites) e não usará api de terceiros.
[EN] I have seen the backlog in the frontend and I suggest to use Redis + Socket.io instead of Pusher, so the person will have full control of the number of notifications (without limits) and will not use third party APIs.
Boa noite, (discussão técnica)
Qual a relevância de usar os mesmos drivers que o pusher usa separadamente? Usando ele dá pra se usar redis e socket também, qual a finalidade, no caso?
A questão que levo é devido à documentação: https://laravel.com/docs/5.6/broadcasting
Em que se fala: Driver Prerequisites
Pelo que me lembro, o pusher tem um limite de uso diário, menos de 2k requisições dia (isso quando usei lá por outubro ou novembro). Com redis e socket.io + laravel echo server tenho realtime "infinito", sem limite de requisições/notificações.
bacana.. tudo bem. :) Existe algo avançado explicando caso use um projeto grande, com clusterização e tal?
Por sandbox, talvez ele possa usar o pusher pra testar local e na máquina de desenvolvimento, devido a ter que criar os serviços separados e portas, etc
A própria documentação do laravel, o mesmo link que você mandou e este: https://github.com/laravel/echo são a documentação necessária para utilizar redis em vez de pusher. Eu só recomendo utilizar para ter maior controle da própria aplicação em vez de delegar essa parte pra uma api de terceiros. Não há nada de errado com o pusher exceto o limite de uso e de ser um passo a mais até que o conteúdo chegue ao client side.
@ibrunotome @vinyvicente Antes de tudo, obrigado por fomentarem o tópico.
Inicialmente vou usar o Pusher por facilidade de integração (sim, sei as limitações técnicas que isso tem).
Posteriormente, pretendo usar o Redis + Socket.io em conjunto com o Laravel Echo, como você mesmo disse.