poste-mais
poste-mais copied to clipboard
Faculdade de Informática é bom fazer ou aprender em cursos é melhor?
Como um profissional pode encarar esta dúvida de fazer ou não uma faculdade sobre a área de Informática, quais as vantagens e as desvantagens, na área de front-end. Agradeço! :)
O @willianjusten escreveu um artigo que é mais ou menos esse assunto: http://willianjusten.com.br/devo-fazer-faculdade/
:)
@fdaciuk Vlew Brother, ótimo texto!
:D
Opa, espero que sirva...
@willianjusten parabéns pelo texto, super importante! obrigado
=)
@willianjusten muito bom o texto cara, muito obrigado por compartilhar sua experiência.
Tenho um colega que está com a mesma dúvida e tenho certeza que seu post vai ajudá-lo muito.
@felipesousa bom dia! Cara, eu terminei a minha na FMU em SP. Fiz Sistemas para Internet, porém quando comecei eu já trabalhava com desenvolvimento, logo a faculdade era mais pra "ter" a graduação.
Eu não aprendi muito sobre o desenvolvimento em sí, como programar e tal. Mas aprendi muito sobre projetos, arquitetura e redes.
A faculdade não foi muito boa, o curso pecou em alguns momentos, mas eu acredito que faria novamente por ter conhecido tanta gente boa.
Acredito sim que vale a pena e que precisamos sair um pouco do nosso mundo da internet e ver pessoas de verdade!
Vantagens: o curso me proporcionou conhecimentos diversos que irão me ajudar no mundo do front-end. Desvantagens: não existe uma matéria voltada a isso e nem que estude as tecnologias mais recentes, logo é uma grande desvantagem!
Resumo: vale a pena. Mas precisa ser analisado muito bem antes de iniciar os estudos. Avaliar a faculdade, grade, professores e infra da faculdade.
Ja disseram pra mim que o bom da faculdade são as pessoas e não a faculdade em si, pois é um espaço de estudantes e aspirantes a profissional, então ótimo pra expandir networking e trocar experiências. Não comento a parte do benefício de diplomas e certificados, mas acho pertinente ver o foco do curso X o tempo do curso, em outras palavras, as vezes precisamos só de um capitulo de um bom livro pra resolver algo em bem pouco tempo, outras vezes pra encarar o "desconhecido desconhecido" é melhor ler o livro inteiro com calma e bastante tempo mesmo.
Bom, eu estou me formando em Design Gráfico esse semestre. Eu entrei gostando da área de design em geral e estou saindo gostando de front-end como nunca. Até programação já estudo faz alguns anos. Isso porque o curso foi bastante amplo pra eu pegar desde Desenho Técnico à 3D e ir odiando algumas disciplinas que eu achei que eu iria gostar de primeira - veja que o ódio aqui não se reflete na nota.
Pois bem, o lance das pessoas comigo não funcionou. Minha teoria é que o curso Design Gráfico por si só atrai muita gente que "não sabe o que fazer mas gosta de desenho". É uma galera muito jovem que, imaturamente, só prestava atenção em aulas de desenho e voltada a esse tipo de conteúdo. Creio que o "conhecer pessoas" não foi falho pra eles.
Aprendi muita teoria e alguma pouca prática, mas como disseram e embaso absolutamente tudo - inclusive o post - se não estudar por fora você já sai desatualizado. Foi uma experiência válida, por estudar em outro local, morar sozinho, aprender a se virar. Faria de novo? Não sei. Mas tenho vontade de fazer uma especialização ou até cursar Psicologia (essa última não sei porque ainda) daqui a uns 2 ou 3 anos. Enquanto isso... estudar.
Pessoal, continuem a discussão aqui
@LFeh Valeu pela organização. :+1:
@sergiokopplin haha mto obrigado :D