BH_OnOfre
BH_OnOfre copied to clipboard
Controlo SSR
Pelo circuito estás a guiar-te pelo hFE do transistor e pelo drop em D3 para definir a corrente do LED, o que é uma má pratica e pode dar maus resultados.
O hFE muda drasticamente em diferentes batchs, temperaturas etc e muito facilmente colocas o LED com o dobro da corrente ou mais.
Recomendações
- Coloca o transistor a funcionar em modo saturação
- Adiciona resistência em série ao LED do SSR para definir a tua corrente e considera Vce=0
- Eliminar D3
- Podes eliminar R2 e R3
- Calcular novos valor de R1 para saturar o transistor
Olá Luis, obrigado pelos concelhos, na Rev5 já tinha retirado o D3, agora em relação as resistências sendo apenas uma em Serie para cada relé não terei problemas em ter 2 transistores em paralelo sem as resistências de pullup/pulldown? Já agora que valores recomendas?
Em relação a maus resultados não tem acontecido em testes de usabilidade diária com mais de ano e meio de uso
Se o GPIO04 e 05 nunca estiverem em alta impedância não há qualquer problema em retirar a R3 e R4. Caso contrário, ou como garantia, podes deixar.
Para a resistência em série com cada LED pode ser uma de 400R o que coloca no máximo uma corrente de 10mA e já fica protegido para qualquer situação estranha como hFE.
Para as R3, R4, R2 e R1 , fiz os cálculos com os valores que já tens e até nem é preciso tocar. Esses valores coloca uma corrente de 0.3mA pela base dos transistors, e com o hFE mínimo definido pelo datasheet, e impõe uma corrente 12mA no coletor. Como a nova resistência de 400 impõe no máximo 10mA ficas garantido para qualquer variação do hFE.
Uma boa prática é calcular o circuito com o hFE para os piores/melhores casos. Com a resistência de 400R garantes que por muito que o hFE aumente, a corrente do LED tem o máximo de 10mA.
Ok então recomendas 400R no LED do SSR :), Oki, vou colocar
Sim :)