limarka icon indicating copy to clipboard operation
limarka copied to clipboard

Problema com a inclusão da entrada @ABNT-option no arquivo referencias.bib

Open edusantana opened this issue 7 years ago • 6 comments

Comportamento esperado:

Que o arquivo bib aceite as opções @ABNT-option no arquivo.

Passos para reprodução:

Durante a compilação de um documento com o limarka, após a inclusão de uma entrada @abnt-option (ver seção 8.1 em http://mirrors.ibiblio.org/CTAN/macros/latex/contrib/abntex2/doc/abntex2cite.pdf) no arquivo referencias.bib, é gerado o seguinte erro:

~/limarka/conversor.rb:141: in `block in cria_xxx_referencias': undefined method ìnclude? ' for nil:NILClass (NoMethodError). (...)

Parece-me que o erro é devido ao limarka não esperar uma entrada deste tipo no arquivo referencias.bib

Especificações do sistema: limarka 0.7.2.

edusantana avatar Jun 08 '17 21:06 edusantana

@grazikirchner quais as opções você utilizou para colocar a fonte em negrito na referências?

edusantana avatar Jun 09 '17 01:06 edusantana

@grazikirchner a configuração de negrito pode ocorrer nas opções de importação do pacote abntex2cite.

Dessa forma, você pode alterar o arquivo templates/trabalho-academico.latex, adicionando abnt-emphasize=bf,:

\usepackage[abnt-emphasize=bf,$referencias_sistema$]{abntex2cite}      % Citações padrão ABNT

edusantana avatar Jun 09 '17 01:06 edusantana

No abntex vc coloca uma entrada no arquivo .bib (@abnt-option) e dá um nome pra ele, p.ex. abnt1. Dentro desta entrada, você coloca o seguinte campo: abntex-emphasize = "\textbf". Depois, dentro do arquivo .tex, vc coloca o comando \citeoption{abnt1} . No meu caso, eu coloquei este comando logo após o \begin{document}. Também tem que ficar ligado no problema do campo key, que no manual explica que está relacionado com a partir de onde as opções começam a valer. Só tive sucesso especificando a key = "aaaa", tentei outras chaves, mas não consegui entender direito como funciona...

grazikirchner avatar Jun 09 '17 13:06 grazikirchner

@edusantana, tive sucesso em colocar as fontes em negrito. Só que fiz isto através do arquivo configuracao.yaml, setando diretamente a variável referencias_sistema, sem mexer no template. Achei melhor assim, pois desta maneira todas minhas opções ficam num lugar apenas.

Acha que deveríamos fazer um wiki sobre estas opções?

P.S.: eu como usuária entendo que a configuração pelo arquivo .yaml fica muito mais fácil do que pelo pdf. Penso que vc deveria considerar este padrão para as próximas versões.

grazikirchner avatar Jun 09 '17 13:06 grazikirchner

A única coisa que gostaria de frisar é a seguinte: colocando as opções junto à chamada do pacote, elas vão valer para todas as referências do documento. Já à partir das entradas do arquivo .bib, é possível mudar as opções ao longo do texto, com o uso do comando \citeoption. No meu caso é suficiente chamar as opções junto com o pacote, pois não altero a forma como elas são escritas ao longo do documento, mas se quiseres manter esta funcionalidade do abntex no limarka (alterar as opções entre referências), acho que deve prever esta entrada no arquivo .bib.

grazikirchner avatar Jun 09 '17 13:06 grazikirchner

P.S.: eu como usuária entendo que a configuração pelo arquivo .yaml fica muito mais fácil do que pelo pdf. Penso que vc deveria considerar este padrão para as próximas versões.

Mas não é. Para utilizar arquivos YAML é necessário ter vários conhecimentos de tipos de dados, string, boolean, lista, hash, e identação e escape de caracteres, que provavelmente você já deve ter, mas outros usuários podem não ter.

@grazikirchner a alteração para permitir o uso de opções foi bem simples. Eu reproduzi o problema através de um teste automatizado e já corrigi o problema. Mas estou com pé atrás para submeter o teste por causa de #79

Estou tomando coragem para realizar essas alterações que vão impactar em todos os testes.

edusantana avatar Jun 09 '17 14:06 edusantana