valinor icon indicating copy to clipboard operation
valinor copied to clipboard

Entrega Robinson do Desafio Kanban.

Open robinson-1985 opened this issue 1 year ago • 0 comments

Envio de solução

Gostariamos de entender como você pensa e as decisões que você tomou durante o desenvolvimento, detalhe um pouco mais sobre:

Framework, linguagem e ferramentas

Angular

Descreva ferramentas e bibliotecas (libraries, framework, tools etc) você usou.

cdk DragDrop com angular 17

Técnologias X e Y

Justifique porque você optou pela tecnologia X e não a Y?

Ao pensar um projeto Kanban avaliei que geralmente envolve uma interface de usuário dinâmica e interativa para visualizar e gerenciar tarefas através de quadros arrastáveis. Para isto, o Angular me deu ferramentas suficientes para trabalhar com componentes reutilizáveis, e não precisar ter códigos amplos e repetitivos o que polui o visual e "pesa" a construção do aplicativo. Enfim, o Angular me ofereceu vantagens específicas para esse projeto, incluindo uma arquitetura robusta, componentes reutilizáveis e tipagem estática com TypeScript que garante maior segurança e benefício paraa a manutenção do código.

Princípios de software

Quais princípios da engenharia de software que você usou?

Utilizei três princípios da engenharia de software para pensar a implementação do projeto: 1- Princípio DRY (Don't Repeat Yourself): Esse princípio DRY foi utilizado devido a importância de evitar a duplicação de código, promovendo a reutilização e a modularidade. Pensando nisto, foid esenvolvido componentes reutilizáveis para elementos comuns como cartões de tarefas e colunas do quadro.

2 - Princípio SOLID: Nesse sentido pensei nos princípios SOLID que são conjuntos de diretrizes para escrever código limpo e modular, promovendo a coesão, o baixo acoplamento e a facilidade de manutenção. O que no contexto de um projeto Kanban, pude aplicar esses princípios criando classes e componentes que tenham responsabilidades únicas e bem definidas, facilitando a extensão e a modificação do sistema no futuro.

3 - Princípio MVP (Minimum Viable Product): Ao pensar o projeto verifiquei que no futuro necessitarão de mudanças de acordo com o perfil do usuário. Para tanto, utilizei o princípio MVP que sugere o lançamento de um produto com o mínimo de recursos necessários para atender às necessidades dos usuários naquele momento. Com isto, o projeto pode ser aplicado por esse princípio priorizando e implementando inicialmente apenas os recursos essenciais do quadro, e depois posso (ou podemos - pensando em equipe) ir iterando e adicionando funcionalidades conforme o feedback dos usuários.

Desafios e problemas

Conte um pouco sobre os desafios e problemas que você enfrentou e como você resolveu.

A entrega desse desafio foi imensa, porque tive que me aprofundar em recursos dos quais não tinha visto ainda, pensar conforme um profissional que se encontra no mercado de TI e eu não tenho experiência ainda com isto, planejar as ações antes de implementar e voltar várias vezes por conta de erros dos quais não estava entendendo. Foi uma maravilha porque aprendi muito a pensar os códigos, formatar opiniões e lutar contra o tempo para a entrega. Utilizei bastante a documentação oficial, os recursos de IA's, as solves da internet e discussão também com colegas de sala sobre problemas que ocorreu com a biblioteca cdk DragDrop que não permitia com a minha lógica o arraste e soltura do cartão. Foi um ponto central que deu bastante trabalho e cheguei a uma solução filtrando conteúdos da internet (solves, Youtube, stack stack overflow entre outros), dicas dos colegas de faculdade que possibilitaram a abertura de novos pensamentos e questionamentos e por fim consegui chegar a solução re-trabalhando a lógica da implementação.

Melhorias e próximas implementações

O que você entende que pode ser melhorado e como isso pode ser feito?

Nesse projeto tem bastante melhorias para fazer como a estilização, um layout responsivo, animações e transições mais interativa e agradável, testes de códigos para maior segurança, login, user, implementação de API e RealTime com aplicação e atualizações instantâneas.

Sobre você

Queremos te conhecer um pouco melhor, conte um pouco sobre você.

Onde nasceu/De onde você é? Lugares que estudou, empresas que trabalhou, como você se envolveu com desenvolvimento de software.. enfim, Quem é você?

Eu me chamo Robinson, nasci em São Paulo (capital), porém, com oito anos vim para Américo Brasiliense - SP e depois me mudei para Araraquara - SP onde já faz 13 anos que resido. Me formei em Bacharelado de Enfermagem na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Goiânia - GO) como aluno bolsista do Prouni (Programa Universidade para Todos), após fiz o Mestrado em Educação Escolar pela Unesp Araraquara no Departamento de Psicologia, nesse interím eu me casei e faz 12 anos que sou casado e sem filhos. Trabalhei em diversas áreas da saúde como Pronto Atendimento, UTI, Ambulatórios, Home Care, Hospitais entre outros. Fui concursado em diversas prefeituras atuando como enfermeiro como Santa Lúcia, Américo Brasiliense, São Carlos e atuei no Hospital Beneficência Portuguesa até a falência da empresa. Tenho especialização em Urgência Hospitalar e Auditoria Hospitalar, também atuo nos momentos livres como profissional de PICS (Práticas Integrativas Complementares de Saúde) como masoterapeuta. Quanto ao desenvolvimento de software, a minha história começa em 2019 por conta da frustração com a minha carreira de enfermagem, com isto comecei a estudar Python e comecei a gostar da área de TI. Nisto, um amigo começou a me dar uma força e a mostrar alguns caminhos. Entrei na Faculdade em 2020 (Fatec - Taquaritinga) e comecei a pensar em novas possibilidades, contudo com o agravamento da pandemia, a dificuldade em conseguir um estágio e as frustrações que vivenciava no momento por conta disto foram afetando negativamente os meus estudos. Como eu comecei a trabalhar em São Carlos, morava em Araraquara e fazia faculdade em Taquaritinga foi um dos períodos mais cansativos da minha vida por dirirgir 300 km de segunda-feira a sexta-feira. Nisto, eu aproveitava nos pequenos intervalos da vida atribualda que é a de um enfermeiro para ler, estudar, fazer cursos e ver os vídeos de inovações tecnológicas e implementações de códigos ao vivo na internet. Só que mesmo estudando, batalhando e fazendo cursos na área não conseguia estágio e nem emprego. Isso me deixou bastante chateado e sem esperança, foi quando o e-mail da Ana Clara salvou o meu dia dando um gás para o aprendizado. E pode ter a certeza que o que eu aprendi nesses 15 dias, foram muito mais do que em vários anos. Atualmente, eu estou fazendo alguns cursos na Udemy de Python e o framework Django, HTML, CSS, JS, TS e o curso do Felipe Deschamps que se chama CursoDev entre outros. Mesmo não conseguindo implmentar 100% tudo que foi pedido, porém, eu consegui ver como atua um profissional no cotidiano e essa experiência não tem dinheiro que pague. Já deixo toda a minha gratidão pela oportunidade ímpar.

Outros detalhes

Se quiser enviar alguma informação adicional sobre o desafio..


Ah, deixe seu e-mail ou telefone para entrarmos em contato com você :)

[email protected] (16)99754-9888

robinson-1985 avatar Apr 26 '24 19:04 robinson-1985