forum
forum copied to clipboard
Realocando para uma nova cidade devido a um novo emprego
Olá galera!
Estou quase me formando na faculdade e existe uma grande possibilidade de ir morar sozinho, pela primeira vez na vida. Porém, nunca morei sozinho e tenho alguns receios/curiosidades normais à saída da zona de conforto. Eu me considero uma pessoa muito organizada e disciplinada. A grande questão é: Por onde começar a procurar lugares para morar ? Alguém tem um guia de sobrivivência para realocações devido à trampo, pois posso me mudar para um lugar que ainda nunca ouvi falar, não é mesmo ? Como é a experiência de vocês morando sozinho ? Todas as dicas são bem-vindas. :smiley:
Deixando minha colaboração aqui @giovannicruz97
A pouco mais de um ano me mudei de uma pequena cidade de MG (Itajubá) para São Paulo (Capital) para iniciar em um novo emprego. Nunca havia saído da minha cidade e nem morado sozinho, mas tive de fazer assim por ter conseguido uma vaga de emprego. Alguns pontos que posso destacar são:
- Antes de se mudar, tenha uma quantia de dinheiro guardada (eu colocaria algo em torno de 5k ou mais), pois com a mudança, procura de local para morar e viagens, você vai gastar um pouco. Quando minha mudei não tive ajuda de custo da empresa, mas como tinha poupado uma grana, consegui me mudar sem problemas.
- Tirando a saudade que sinto da família e da minha noiva, a mudança trouxe apenas coisas positivas. Muito aprendizado, tanto no novo emprego como na vida.
- Seria bacana se mudar com uma vaga já garantida. Pesquise sobre a empresa em que vai trabalhar, verificando se uma empresa bacana pra se trabalhar e etc.
- Se for mudar para uma cidade grande, como São Paulo, recomendo fortemente que procure um lugar para morar próximo do seu emprego e que esteja dentro do valor que você pode pagar (assim você evita ter de pegar metro/ônibus, o que é bem cansativo). Morar perto do trampo ajudou muito na minha adaptação a nova vida/rotina.
No começo você fica com receio e com medo da mudança, mas depois de alguns semanas/meses você se acostuma e vê que tomou a decisão certa. Quando um desafio te traz aquele frio da barriga é porque ele também vai te trazer muito aprendizado. Aprendi isso com a vida. Boa sorte!!
Olá, Giovanni
Vou responder de acordo com a minha experiência, espero ajudar de alguma forma.
-
Por onde começar a procurar lugares para morar? Ao decidir morar sozinho, elenquei alguns requisitos básicos. Por exemplo, defini o máximo que o local poderia custar já pensando em todas as despesas + uma margem de segurança. Com todas as despesas eu me refiro a condomínio, gastos com locomoção, comércio e etc. Outro requisito básico foi estar próximo do centro da cidade ou de regiões onde empresas da minha área mais se concentravam. No caso de BH, o acesso às empresas que eu posso trabalhar é fácil se estou perto da região central.
-
Como é a experiência de vocês morando sozinho?
Eu adoro morar sozinho. Fico muito feliz por ter tido disposição e me esforçado para tornar isso realidade.
Algumas coisas que ajudaram:
- Se você for morar literalmente sozinho, você vai se sentir solitário. Isso não é necessariamente algo ruim e você pode ser o tipo de pessoa que lida muito bem com isso. Lidando bem ou não, sugiro você ter um animal de estimação caso você goste. Ao morar sozinho, por coincidência surgiu a oportunidade de adotar uma gata filhote. É uma responsabilidade muito pequena comparado ao amor, companhia e ajuda que estará fazendo por adotar um animal.
- Aprenda a cozinhar: Comer fora de casa ou pedir comida é muito caro. Pedir comida um dia na semana já é caro, imagine pedir todos os dias. Mesmo que more perto de restaurantes, a economia e segurança de preparar sua própria comida é enorme.
- Economize de maneira consciente com o que conseguir: Uma residência não é algo barato de se manter.
- Monte e mantenha uma reserva de emergência: Isso é muito sério e quase indispensável ao se morar sozinho. Você vai ter inúmeras despesas morando sozinho, algumas inesperadas como chamar ajuda profissional para abrir a fechadura na qual sua chave se quebrou e que te deixou trancado do lado de dentro.
Há vários itens que posso ter esquecido de listar aqui, então é muito positivo você perguntar para várias pessoas.
Escolha um lugar bacana e que vá proporcionar bem-estar. Cerque-se de pessoas que vão te apoiar nesse projeto. Boa sorte!